quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Contradições a Respeito da Pessoa de Deus

Contradições a Respeito da Pessoa de Deus

A Bíblia é o fundamento do que Deus teve que dizer ao homem. Quando existe contradição entre o que a Bíblia ensina e o que o Livro de Mórmon ou qualquer outro livro mórmon ensina, a Bíblia deve ter preferência.

Não tencionamos apresentar neste livro uma exploração exaustiva das muitas contradições existentes entre a Bíblia e os vários livros da doutrina mórmon. Se o leitor quiser continuar o estudo do assunto, recomendamos-lhe o livro de Jerald e Sandra Tanner intitulado Mormonism, Shadow or Reality (Mormonismo, sombra ou realidade). Este volume de 600 páginas contém um desafio aberto a qualquer erudito ou grupos de eruditos, a tentar responder, ponto por ponto, às contradições que ele revela.

Entretanto, desejamos deveras examinar algumas contradições entre a Bíblia e os ensinamentos mórmons concernentes à doutrina de Deus. Também revelaremos as contradições entre os livros mórmons "inspirados" escritos por José Smith e o Livro de Mórmon referentes à pessoa de Deus.

Os Mórmons crêem que existem muitos deuses
O mormonismo nega que exista um único Deus. Embora o Livro de Mórmon pareça ensinar a doutrina da Trindade, como os cristãos a aceitam, outros ensinamentos religiosos de José Smith dizem haver muitos deuses.

Dizem as Escrituras: "Todavia, para nós há um só Deus" (1 Coríntios 8:6; veja também vv. 4, 5); "Antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá" (Isaías 43:10); "Eu sou Deus, e não há outro" (Isaías 45:22). (Veja também Deuteronômio 4:35; 32:39; 2 Samuel 7:22; Salmos 86:10.)

O Livro de Mórmon diz: "...do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, que é um Deus infinito" (2 Nefi 31:21). Alma 11:26-31 cita Amuleque respondendo a Zeezrom que há somente um Deus, e descreve-se Amuleque como um homem cheio com o Espírito do Senhor. Alma 11:22 e Mosíah 15:4, também falam do Pai e do Filho como sendo um único Deus.

Entretanto, em Doutrinas e Convênios lemos que Abraão, Isaque e Jacó "entraram para a sua exaltação, de acordo com as promessas, e se assentam em tronos, e não são anjos, mas sim deuses" (132:37). Em Pérola de Grande Valor, José Smith escreveu: "E assim os deuses desceram para formar o homem em sua própria imagem, na imagem dos Deuses eles o formaram, macho e fêmea eles os formaram" (Abraão 4:27). Tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon declaram que há um Deus mas Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor dizem haver muitos deuses.

O depoimento das três testemunhas no início do Livro de Mórmon contém estas frases: "E honra seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, que é um Deus." Contraste isto com a seguinte afirmativa de Teachings of Prophet Joseph Smith: "No princípio, o cabeça dos deuses convocou um concílio dos deuses." Também, em uma das versões de sua primeira visão ele afirma que o Pai e o Filho lhe apareceram como dois seres diversos, com dois corpos físicos diferentes. Alguns amigos mórmons meus usam isto como base para sua crença de que Deus o Pai e o Filho são dois deuses distintos. Esta crença é contrária à Bíblia e ao Livro de Mórmon.

Ainda mais confuso ao que estuda a doutrina de Deus nos ensinos mórmons são as contradições encontrados no mesmo livro. Por exemplo, a Pérola de Grande Valor diz em Moisés 2:9, 10: "E eu, Deus, disse: Ajuntem-se águas que estão debaixo dos céus em um só lugar; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que haja uma parte seca; e assim foi. E eu, Deus, chamei à parte seca, Terra; e ao ajuntamento das águas eu chamei Mar; e eu, Deus, vi que todas as coisas que eu tinha feito eram boas." Mas em Abraão 4:9, 10, Pérola de Grande Valor está escrito: "E os deuses ordenaram, dizendo: Que as águas debaixo dos céus sejam ajuntadas em um lugar, e apareça a terra seca; e assim foi, como eles ordenaram,; e os deuses chamaram à porção seca, Terra; e ao ajuntamento das águas eles chamaram as grandes águas; e os deuses viram que eles eram obedecidos."

Os Mórmons crêem que Deus é um Homem Exaltado
Já mencionamos que os Mórmons ensinam que Deus já uma vez foi homem antes de progredir até ser Deus. Segundo seu ensino, Deus agora é um homem exaltado, e o próprio homem pode se tornar um Deus.

As Escrituras nos ensinam: "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade [isto é, o passado para sempre, e para sempre futuro], tu és Deus" (Salmos 90:2); com Deus "não pode existir variação, ou sombra de mundança" (Tiago 1:17); "Porque eu, o Senhor, não mudo" (Malaquias 3:6); "No princípio criou Deus..."(Gênesis 1:1); "Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém" (1 Timóteo 1:17).

O Livro de Mórmon diz: "Pois que não lemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre de transformação?" (Mórmon 9:9); "Porque sei que Deus não é um Deus parcial, nem um ser variável; ao contrário é imutável de eternidade a eternidade" (Moron 8:18); "Deus... por existir de eternidade em eternidade" (Moroni 7:22).

A Pérola de Grande Valor diz: "Eis que eu sou o Senhor Deus Todo-poderoso, e Infinito é o meu nome; porque sou sem princípio de dias ou fim de anos" (Moisés 1:3).

Com estas asserções definidas e claras da Bíblia, do Livro de Mórmon e da Pérola de Grande Valor, de que Deus não teve princípio, de que sempre foi Deus, e que é um ser imutável, é um choque encontrar a seguinte passagem nos Articles of Faith por James Talmage: "Assim como o homem é, Deus uma vez já foi; e como Deus é, o homem pode ser."[1]

A resposta de Deus a esta inverdade é: "Porque eu sou Deus e não homem" (Oséias 11:9).

Um dos problemas que os mórmons têm com a afirmação de que Deus uma vez já foi homem é: se Deus uma vez já foi homem, antes de se tornar Deus, então o homem, de fato torna-se o criador, ou pelo menos o precursor em evolução de Deus, em vez de Deus ser o criador do homem. Em conversas com amigos mórmons, tenho ressaltado isto e eles rapidamente negam que tal seja o caso. Mesmo assim é um fato óbvio, se seguirmos esta linha de raciocínio. Os mórmons muitas vezes dizem que o homem que se tornou Deus na verdade teve outro Deus como Pai, e talvez até mesmo uma mãe-Deus. Os mórmons geralmente ficam cada vez mais vagos a esta altura.

Os Mórmons Acreditam que Deus Tem Corpo Físico
Ao par com sua doutrina de que Deus é um homem exaltado, os mórmons e o ensinamento mórmon afirmam que Deus tem corpo visível e material. Versículos bíblicos como Êxodo 33:11 são usados para apoiar esta doutrina: "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo."

Deus tem sido visto em aparições antropomórficas ou teofânicas, como homem, como anjo, etc., e como encarnado em Cristo. Ele jamais foi visto em sua essência divina. Êxodo 33 continua no versículo 20: "E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá." João 1:18 acrescenta: "Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou."

Depois da ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos e disse: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lucas 24:39). Jesus aqui confirmou que não se pode ver ou tocar um espírito.

"Deus é Espírito" (João 4:24) - não tem um Espírito, mas é Espírito. O espírito é invisível como a Bíblia diz que Deus é, e não tem corpo de carne e osso. É verdade que encontramos na Escritura referência à boca, braço, olhos, ouvidos, face e mãos de Deus. Entretanto, essas referências são simbólicas, não literais. Deus as usa para comunicar-nos a verdade de um modo que a possamos compreender.

Se nossos amigos mórmons insistirem em tomar toda descrição de Deus em sentido literal, eles podem acabar com um Deus muito estranho. Deuteronômio 4:24 diz: "Porque o Senhor teu Deus é fogo que consome", o Deus da fornalha de fogo. Jeremias 23:24 diz: "Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor." Se Deus fosse de carne e osso isto podia ser um pouco incômodo para o restante da humanidade! Em Jeremias 2:13, Deus chama a si mesmo de "fonte de águas vivas". Salmos 91:4: "Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro." Certamente que este versículo não pode ser tomado no sentido literal, pois nosso Deus maravilhoso não é galinha nem pássaro.

A afirmação mórmon de que Deus é um homem exaltado e que tem corpo físico tem levado os mórmons à beira da blasfêmia. Brigham Young, no Journal of Discourses, diz: "Adão...é nosso Pai e nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar." De novo diz ele: "Jesus Cristo não foi gerado pelo Espírito Santo."[2]

Brigham Young continuou dizendo que o Pai de Jesus foi o primeiro da família humana - Adão, o mesmo personagem que esteve no jardim do Éden!

A Bíblia diz: "Porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo" (Mateus 1:20).

Certamente, o fato de o homem ter corpo de carne e osso não significa que Deus seja feito do mesmo material, especialmente quando ele com clareza ensina que não é. Crer, literalmente, que o homem foi feito à imagem de Deus pode ser demasiado confuso. Teria Deus a aparência de homem ou de mulher? Com que raça se parece ele quanto aos característicos faciais? Fomos feitos à imagem de Deus por termos autoconscientização, poder de raciocínio abstrato, uma natureza e uma conscientização de Deus.

Resumindo
Parece inegável que realmente existem contradições entre os ensinos da Bíblia e os ensinos do Livro de Mórmon e dos profetas e mestres mórmons. Também parece inegável que os livros e os profetas mórmons contradizem-se uns aos outros.

Amigos mórmons freqüentemente nos têm dito: "Você está tomando fora do contexto o que José Smith (ou qualquer outra pessoa) disse!"

É claro, tirar as coisas do contexto é sempre um problema para todo nós, não é? Obviamente não posso citar passagens inteiras, capítulos ou livros, pois não haveria espaço suficiente. Por isso é que fiz uma lista cuidadosa das citações, páginas, etc., e citei, na maior parte, os ensinamentos dos próprios mórmons, a fim de poderem ler o que foi dito no contexto. Desejo que vejam que as porções citadas por mim refletem exatamente o ensino do contexto como um todo.

Qualquer livro que se arroga ser Palavra de Deus deve ser testado pela Bíblia. Não há outro livro inspirado pelo Espírito Santo. A Bíblia é a única Palavra de Deus e é suficiente.

_____________

Notas
[1] James Talmage, The Articles of Faith, p.430.

[2] Young, Journal of Discourses, vol. 1, pp.50, 51

19 comentários:

Rafa disse...

Por favor, Amigo..
Estude e procure melhor. Ore e pondere sobre as coisas antes de criar imagens falsas e indevidas sem conhecimento da religiao.

Obrigado,

Rafael

ewerton disse...

FABULOSO!
Essa talvez seja a religião q mais ilude pessoas no mundo, e q também em uma época me interessou principalmente por que eles me diziam q eu podiam me batizar pelos mortos e dar a chance de salvação à meus antepaçados, tudo parace muito encantador, mas uma encantadora MENTIRA!!!!!!
Hj graças à Deus sou Batista e tenho minhá fé fortalecida no Deus único e verdadeiro e em sua palavra!

Sih! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sih! disse...

A PAZ DO SENHOR Irmãos!
ÓTIMOOO!
eu era da igreja dos mormons, mas hj Glória a Deus sou evangélica e sempre me firmando mais na sua única e fiel Palavra. Essa religião é cheia de mentira, a pesoa fica com a cegueira espiritual e isso é terrível!!
hj quero estudar melhor essa seita pra mim poder passar p os meus amigos que estão lá a verdade de quem são os mormons!

Sih! disse...

Ótimo, eu fui da religião SUD, um bom tempo, e realmete lá só existe engano, eles gostam mesmo de viver aventuras nessas missões a vontade desse povo não é levar as pessoas para serem lavadas e remidas pelo sangue de Cristo e sim lotar, o templo ou seja, as cadeiras!
Devem ler mais a bíblia e buscarem mais ao Senhor , tirar essa cegueira espiritual dos seus olhos. Fiquem na Paz do Senhor Jesus!

CleirtonSb disse...

GALERA VCS QUEREM APRENDER OS 3 PASSOS DO DIABO^^

1°ELA VAI DEIXA SUA ALMA CEGA PARA NAUM VER A VERDADE

2ºELE FAZ VC COMETER PEGADOS

3°ELE ESRAVISA VC PARA TAL PROPOSITO^^


OS SACERTODES QUERIA MATA PEDRO E THIAGO,PORQ ELES PENSAVAM Q MATANDO ELES E OS APOSTLOS O NOME DE JESUS IA CAIR,MAS UM ENTRE ELES DISSE "NAUM O MATEM,PORQ SE ISSO FOR VERDADEIRO,ESTAREMOS LUTANDO CONTRA DEUS,MAS SE FOR FALSO,LOGA CAIRA."

QUANTO MATAM joseph smith,OQ ACONTECEU?????O REINO DE DEUS CAIU??OLIVRO DE MORMON FOI QUEIMADO,AS PESSOAS SAIRAM DA IGREJA???NAUM.

A MORTE DO NOSSO AMADO PROFETA AUMENTOU SUAS FÉ EM JESUS CRISTO,E AGORA A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS,ESTA EUMENTANDO MUUUUUUUUUUUUUUITO RAPIDO SIMPLESMENTE PORQ ISSO E DE DEUS



PERGUNTA: DEUS SERIA BURRO DE DEIXAR O REINO DO DIABO CRESER??
PORQ NOS ESTAMOS NOS ULTIMOS TEMPO,ELE IA ABANDONAR,LOGO AGORA Q PRECISSAMOS DELE?? CLARO Q NAUM

PORQ ISSO ELE COLOCOU PROFETA E APOSTOLOS E EVAGENLISTA NA IGREJA


KKKKKKK SO SOU UM MENINO DE 15 ANOS E EU SEI QUANTO A COISAS E VERDADE E VCS NAUM SABEM KKKKKKKKKKKKKKKKKKK


POS EU MESMO PERSEGUI A IGREJA

ELA E A UNIA VERDADEIRA Q EXISTE

Anônimo disse...

a biblia deve ter preferencia!

joão 14:6 eu sou o caminho a verdade ea vida!

http://www.youtube.com/watch?v=x_685R_3MzA&feature=related

joão 15:1 eu sou a videira verdadeira eo meu pai eo lavrador.

atos 13:9-12
então saulo tambem conhecido como paulo,cheio do espirito santo ,olhou firmemente para elimas e disse:
-filho do diabo!homem mau e mentiroso!por que é que não para de torcer o verdadeiro ensinamento do senhor?agora escute ! o senhor vai castigá-lo .você ficara cego e não vera a luz do dia por algum tempo.
no mesmo instante elimas sentiu uma nuvem escura cobriu os seus olhose ele começou a se virar para todos os lados procurando alguem que o guiase pela mão.
quando o governador viu isso,creu e ficou muito admirado com os ensinamentos a respeito do senhor JESUS!!!!!

O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS É SÓ NA BIBLIA

GALATAS 1:9
POIS JA DISSEMOS ANTES E REPETIMOS :SE ALGUEM ANUNCIAR UM EVANGELHO DIFERENTEDAQUELE QUE VOCÊS ACITARAM,QUE ESSA PESSOA SEJA AMALDIÇOADA!

A FE VEM PELO OUVIR EO OUVIR DA PALAVRA DO SENHOR JESUS CRISTO O QUAL É A VERDADE O CAMINHO E A VIDA !!!!
JESUS É O CAMINHO NÃO EXISTEM OUTRO MEIOS. BIBLIA SAGRADA O VERDADERO EVANGELHO DE CRISTO!!!!
O VERDADERO!!!!
NAO HA OUTRO!!!!
SO JESUS!!!!
SOMENTE JESUS!!!
ELE E A VERDADE !!!!!
ELE EO CAMINHO !!!!
A VIDA!!!!!

Anônimo disse...

PROVERBIOS 9:10
PARA SER SABIO E PRECISO PRIMEIRO TEMER A DEUS O SENHOR!!!!!

Anônimo disse...

PROVERBIOS 30:5
TUDO O QUE DEUS DIZ É VERDADE.ELE É COMO UM ESCUDO PARA TODOS OS QUE PROCURAM A SUA PROTEÇÃO.

Anônimo disse...

ECLESIASTES 12:14
NÓS TEREMOS DE PRESTAR CONTAS A DEUS DE TUDO O QUE FIZERMOS E ATÉ DAQUILO QUE FIZERMOS EM SEGREDO ,SEJA O BEM OU O MAL.

Anônimo disse...

MATEUS 7:29
ELE NÃO ERA COMO OS MESTRES DA LEI ;PELO CONTRARIO ,ENSINAVA COM AUTORIDADE DELE MESMO.

Anônimo disse...

VIGIAI E ORAI AMADOS IRMÃOS POIS NAO SABEIS O DIA E NEM A HORA AQUAL ELE VIRA!!!
BUSCAI EXCELENCIA A TODO TEMPO PARA DESMASCARAR OS FALSOS PROFETAS!!!!
E NÃO TEMAI POR QUE SE DEUS É POR NOS QUEM A DE VIR CONTRA NOS!!!
SEDE FIEIS AO PURO EVANGELHO DE CRISTO JESUS AINDA QUE LHE CUSTE A VIDA!!!!!

Anônimo disse...

JESUS BREVE A DE VOLTAR E LEVARA PARA JUNTO DE SI A SUA AMADA NOIVA!!!!

Claudinha disse...

Nada do que vcs estão falando irá chegar a lugar algum pois Nosso Salvador foi muito claro e objetivo...SE ALGUM DE VÓS TENDES FALTA DE SABEDORIA ,PEÇA A DEUS QUE NÃO LANÇA AO ROSTO...ningém irá convencer nada e ninguem ,só O SENHOR JESUS CRISTO O FARÁ . Tem medo?? faça o teste...e depois proclame a todos.

Claudinha disse...

Nada disso tem o menor valor ...pois ninguem tem sabedoria realmente para explanar o assunto...SE ALGUM DE VÓS TENDES FALTA DE SABEDORIA ,PEÇA A DEUS QUE NÃO LANÇA AO ROSTO...Tiago 1:5...para nosso Salvador Jesus Cristo o que importa realmente é a total conversão a ele...se alguns de vós estivésseis realmente convertidos saberiam a verdadeira resposta.

andrea disse...

Isaías 43:10
10 "Vocês são minhas testemunhas",
declara o Senhor,
"e meu servo, a quem escolhi,
para que vocês saibam e creiam em mim
e entendam que eu sou Deus.
Antes de mim NENHUM DEUS se formou,
NEM HAVERÁ ALGUM DEPOIS DE MIM.



1 Timóteo 1:17
17 Ao Rei eterno, o DEUS ÚNICO, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

ANDREA

Unknown disse...

Não acreditamos que Deus era um homem e ao progredir Ele se tornou Deus,sou mórmon e nenhum momento escutei algum deles falando isso. O livro de mórmon é real e verdadeiro, ele complementa a Bíblia. Creio nisso. Muitas pessoas julgam sem mesmo conhecer profundamente e mesmo se conhecesse ela não teria nenhuma moral pra pontar o dedo. Da mesma forma que a crença é imdividual a salvação também é.So orem pra obter uma real base para seus argumentos.

Unknown disse...

Leia mais e estude mais pra nao ser enganado. Os mormons realmente ensinam que o Senhor foi um homem e que teve uma vida como nos . e hoje eh exaltado. Tenho pessoas da minha família que estão la e como gostaria que seus olhos fossem abertos

Ana Maria disse...

Concordo com você, precisa estudar melhor. Estude também o português!