quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

O livro de mormon - é de Joseph Smith ou de Deus?

O livro de mormon - é de Joseph Smith ou de Deus?

Assim como Deus pôde dar sua Palavra também a pôde preservar. Ele tem inculcado uma fidelidade fervente à sua Palavra nos corações de muitos eruditos e tradutores retos. Através dos séculos, muitos de seu povo verdadeiro têm dado a vida para preservar a pureza da Palavra de Deus.Exatidão e Harmonia da BíbliaTem se encontrado mais de 5.000 manuscritos e pedaços de manuscritos da Palavra de Deus praticamente por toda a Europa e Ásia.

Portanto não precisamos depender da tradução de um só manuscrito. A harmonia e a exatidão desses manuscritos são espantosas.Os escritos dos país da igreja, alguns deles contemporâneos do apóstolo João, contêm o texto de praticamente todo o Novo Testamento. Estes escritos conferem exatamente como os manuscritos do Novo Testamento que usamos.

Os rolos do mar Morto também harmonizam com as versões mais recentes. Isto comprova que temos a Palavra de Deus como foi dada originalmente.A exatidão das Escrituras é confirmada por muitos eruditos. bíblicos. Um destes é Robert Dick Wilson, antigo membro da universidade Princeton e gênio ilustre. Robert Wilson, cristão devoto e de grande lingüista que conhecia mais de 26 línguas, dizia duvidar de que uma única palavra em mil tivesse sido mudada ou traduzisse em significado diferente do original dado por Deus.

Robert Dick Wilson gastou a vida em estudo cuidadoso da Palavra de Deus na línguas originais. Ele foi professor de Filologia Semítica em Princeton e indubitavelmente um dos maiores estudiosos de todo o mundo.

Robert Dick Wilson resumiu suas convicções a respeito da Bíblia em seu livro A Scientific Investigation of the Old Testament (Uma investigação cientifica do Antigo Testamento), dizendo: "Concluindo, deixe-me reiterar minha convicção de que ninguém sabe o suficiente para mostrar que o verdadeiro texto do Antigo Testamento em sua verdadeira interpretação não é verdadeiro.
"[1]Robert Dick Wilson é apenas um dos muitos eruditos da Bíblia que confirmaram a exatidão da Bíblia assim como a temos hoje. Essas pessoas provaram, pela pesquisa, o que Jesus declarou: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mateus 24:35).

E o infalível Filho de Deus não está enganado nem mente.Com freqüência lemos a respeito de Sócrates, e sua história é amplamente aceita sem questionamento.

Entretanto a prova de que Sócrates tenha existido vem de um só manuscrito por uma única pessoa, Platão! Outra referência que temos deste filósofo grego está contida no manuscrito de uma peça cômica escrita por um autor grego chamado Aristófanes. Ainda assim ninguém duvida da existência de Sócrates.

Muito da história que comumente aceitamos como verdade, vem-nos de fontes muito antigas. A história de Júlio César e das guerras gálicas está registrada em vários manuscritos, mas o mais antigo é datado de 900 anos depois da época de César. Mesmo assim aceitamos, como fato inconteste, a veracidade dessa história.

Por outro lado, temos milhares de manuscritos e porções de manuscritos que vêm de lugares diferentes concernentes a Jesus Cristo e à sua Palavra. Isto significa que algum escriba, mesmo que Deus o tivesse permitido, poderia ter mudado alguma coisa na tradução sem que tal mudança tivesse sido verificada por outro estudioso da Bíblia.

Pois estes manuscritos têm sido comparados assiduamente, vezes sem conta, tanto pelos inimigos como pelos amigos de Jesus Cristo.Os Mórmons e a BíbliaA despeito da prova esmagadora da exatidão e harmonia da Bíblia, os mórmons professam crer na Bíblia "o quanto seja correta sua tradução".

[2] Entretanto não impõem tal restrição à sua aceitação do Livro de Mórmon o qual declaram ser a própria Palavra de Deus.Questionar a Bíblia é questionar a autoridade e a fidelidade do Senhor Jesus Cristo.

Para mostrar até que ponto os mórmons têm usado de evasão em seus "Articles of Faith" (As regras de fé) para negar a Bíblia como a Palavra infalível de Deus, leia o que o apóstolo Orson Pratt da igreja dos Santos dos Últimos Dias diz em seus comentários acerca da Bíblia: "Quem sabe que até mesmo um único versículo da Bíblia tenha escapado à poluição, de modo que transmita o mesmo sentido agora que teve no original?

"[3]Esperamos que nos desculpem por mostrar que esse tipo de lógica parece um tanto suspeita. Pratt escrevia para provar que o Livro de Mórmon é a inspirada Palavra de Deus, sem erro. Uma vez que centenas de versículos da Bíblia "poluída" foram copiados palavra por palavra da versão do Rei Tiago no Livro de Mórmon, dificilmente isto ajudaria seu argumento! Não se introduz água de um rio poluído em um rio puro e claro e continua-se a chamar um de poluído e outro de puro!José Smith copiou versículos e capítulos da Bíblia.

O segundo livro de Nefi, capítulos 12 a 24 no Livro de Mórmon, em sua maior parte foi copiado, palavra por palavra, de Isaías, capítulos 2 a 14, da versão do Rei Tiago.

Revelação para O Livro de MórmonNo Pérola de Grande Valor, páginas 60-64, José Smith faz um relato de uma visão que teve em 1823.

O "mensageiro enviado da presença de Deus", Moroni, lhe disse que Deus tinha um trabalho para ele. Devia encontrar algumas placas de ouro sobre as quais estava escrito um livro que José Smith devia traduzir. O mensageiro disse-lhe onde as placas estavam escondidas e deu-lhe instruções a respeito delas.

Também preservados, com as placas de ouro, estavam o Urim e o Tumim que são mencionados no Antigo Testamento. (Ver Êxodo 28:30; Números 27:21; Esdras 2:63.) Segundo José Smith, o Urim e o Tumim era um tipo de óculos divino (duas pedras em arco de ouro) que Deus havia conservado por milhares de anos e colocado numa caixa com as placas de ouro para ajudá-lo a interpretar e traduzir a língua na qual o livro estava escrito.

Esta língua era o egípcio reformado. Segundo Doutrina e Convênios, José Smith declarou que Deus lhe dera poder para traduzir os hieróglifos do egípcio reformado para o inglês e produzir o Livro de Mórmon.José Smith, usando o Urim e o Tumim poderia traduzir a mensagem das placas de ouro. Depois de Smith ter traduzido as primeiras 116 páginas do Livro de Mórmon, que se perderam ou foram roubadas, um "anjo" aparentamente levou esses óculos embora.

Então José usou a "pedra do vidente" ou pedra da caçada a tesouros, que era propriedade comum naquela época de muitos adivinhos e buscadores de tesouro, para traduzir os hieróglifos do egípcio reformado. Esta pedra também ém chamada de Urim e Tumim pelos escritores mórmons.

Pergunto-me por que Deus se incomodou em providenciar os óculos depois de preservá-los por tantos séculos para que José Smith os usasse quando foram usados tão pouco e tão facilmente substituídos por alguma outra coisa.

Segundo as três testemunhas de O Livro de Mórmon David Whitmer, Oliver Cowdery e Martin Harris, Smith punha essa pedra num chapéu, então colocava o rosto no chapéu e começava a traduzir das placas de ouro. As placas de ouro raramente estavam presentes, se é que alguma vez estiveram! Que estranho Parecem elas tão supérfulas quanto os óculos do Urim e Tumim. Novamente, pergunto-me por que José Smith até mesmo se deu ao trabalho de desenterrá-las.

David Whitmer, no Address to All Believers in Christ (Proclamação a todos os crentes em Cristo), diz que quando José Smith colocava o rosto no chapéu com a pedra do vidente, "algo parecido com pergaminho aparecia".

(4) Os hieróglifos apareciam um de cada vez, com a interpretação em inglês por baixo. José Smith a lia e Oliver Cowdery ou quem quer que fosse o amanuense ou secretário nessa hora a escrevia. Se tivesse sido escrito corretamente, o sinal ou a frase desaparecia. Se não, permanecia até ser corrigida.

Significa que cada letra, cada sinal, era exatamente o que Deus havia dito, letra por letra, palavra por palavra. Não podia haver erro porque o sinal ou palavra não desaparecia até que estivesse cem por cento exata.A palavra escrita era perfeita. E quando se fez esta publicação de 1830 do Livro de Mórmon, José Smith disse que o livro era perfeito ou "correto". Ele devia saber, se era verdadeiro profeta de Deus.


Alguns problemas do Livro de MórmonJosé Smith dizia que esse egípcio reformado era uma língua que homem algum conhecia, mas era a língua na qual Mórmon (o paide Moroni) escreveu as placas de ouro ao redor do ano 384 a 421 A.D., pouco antes de morrer. Para muitos constitui um problema que esta língua fosse reproduzida no Livro de Mórmon com as mesmas palavras da Bíblia do Rei Tiago de 1611, em centenas e milhares de lugares.

Não parece provável que o egípcio reformado, uma língua não conhecida de homem algum e que havia desaparecido da terra por mais de mil anos antes do ano 1611, ano em que foi publicada a Bíblia do Rei Tiago, conteria milhares das mesmas palavras e frases, na ordem exata em que são encontradas na versão da Bíblia do Rei Tiago. Até as palavras em itálicos da versão do Rei Tiago aparecem no Livro de Mórmon. José Smith não as sublinhou mas incluiu-as no texto do Livro de Mórmon como se fossem as palavras de Deus.

Os eruditos que fizeram a versão do Rei Tiago sublinharam certas palavras para prevenir o leitor de que elas não se econtravam no texto original grego ou hebraico mas foram acrescentadas para um leitura mais fluente ou para explicações. Alguns dos muitos exemplos de palavras sublinhados contidas na versão do Rei Tiago e no Livro de Mórmon podem ser vistas comparando Isaías 53:2, 3, 4 com Mosíah 14:2, 3, 5.Outro problema que encontramos no Livro de Mórmon éa gramática pobre com a qual parte dele é escrita. Ora, alguns dos santos mais amados que já conheci têm gramática pobre. Isso, em si mesmo, não é o ponto; culpar a Deus por gramática pobre, é. Mesmo quando Deus deu Sua palavra inspirada mediante vasos tais como o rude e ignorante Pedro, ele não usou gramática pobre.

José F. Smith, sexto presidente da igreja mórmom declarou: "José não reproduziu o escrito das placas de ouro na lingua inglesa em seu próprio estilo como muitos crêem, mas cada palavra e cada letra foram-lhe dadas pelo dom e poder de Deus.

"(5)O próprio José F. Smith declarou, em 1841, no livro História da Igreja: "Eu disse aos irmãos que no Livro de Mórmon era o livro mais correto sobre a face de terra."

(6)Se a palavra traduzida era perfeita, e se o Livro de Mórmon de 1830 era perfeito, por que os mórmons fizeram cerca de 4.000 correções em gramática, pontuação e ortografia no perfeito Livro de Mórmon?

Estes mórmons posteriores, um pouco mais instruídos, ficaram cada vez mais embaraçados por causa de erros gramaticais no Livro de Mórmon; de modo que fizeram mudanças em edições posteriores.Temos tanto uma reprodução do Livro de Mórmon de 1830 como também do atual Livro de Mórmon e podemos ver as mudanças com nossos próprios olhos. Vários estudiosos do mormonismo têm contado as mudanças e os resultados foram anotados em livro, particularmente por Arthur Budvarson, Marvin Cowan, Jerald Tanner e muitos outros.

A seguir damos somente alguns exemplos de mudanças que têm sido feitas do Livro de Mórmon de 1830 (os itálicos foram acrescentados): Edição de 1830, página 52: "que surgiste das águas de Judá, o qual juras pelo nome do Senhor."
Edição de 1963, 1 Nefi 20:1: "que surgiste das águas de Judá ou das águas do batismo; que juras em nome do Senhor."

Edição de 1830, página 303: "Sim, sei que ele concede aos homens, sim, decreta-lhes decretos inalteráveis, segundo o seu desejo."

Edição de 1963, Alma 29:4: "Sim, sei que ele concede aos homens segundo o seu desejo."

Edição de 1830, página 31: "Tampouco permitirá o Senhor Deus que os gentios para sempre permaneçam nesse estado de ferimento horrível."

Edição de 1963, 1 Nefi 13:32: "Tampouco permitirá o Senhor Deus que os gentios permaneçam para sempre nesse horrível estado de cegueira."

Edição de 1830, página 555, "...seus filhos e filhas, que não eram, ou que não visam sua destruição."

Edição de 1963, Éter 9:2: "...seus filhos e filhas que não visaram sua destruição."Edição de 1830, página 262: "E sucedeu que ele começou a pleitear por eles daquele momento em diante; mas isso o insultou, dizendo: Estás também possuído pelo Diabo? E aconteceu que cuspiram nele."

Edição de 1963, Alma 14:7: "Ele começou a pleitear por eles daquele momento em diante; mas eles o insultaram, dizendo: Estás também possuído pelo Diabo? E cuspiram nele."

Outra mudança do Livro de Mórmon de 1830 refere-se a Mosíah 21:28. O Rei Benjamim já havia morrido (Mosíah 6:5; página 186 de edição brasileira de 1975) na edição de 1830 do Livro de Mórmon. Evidentemente, Smith esqueceu-se disso e em Mosíah 21:28, disse que o Rei Benjamim ainda estava vivo! Mais tarde, mórmons envergonhados mudaram o nome de rei para Rei Mosíah, assim removendo a contradição óbvia!

Certa noite contava eu estes fatos a um jovem formado pela Universidade Brigham Young.

Um jovem inteligente e fino; um lingüista que conhece bem quarto ou cinco línguas e que serviu como missionário mórmon no Líbano e também na Suíça. Agora instrui os sacerdotes mórmons no sacerdócio Aarônico.

Sua resposta? Depois de procurar, por algum tempo, várias tentativas que percebeu serem falhas, disse ele: "Você sabe como é difícil traduzir de uma língua para outra. Além disso temos de levar em consideração a gramática pobre de José Smith e o seu vocabulário um tanto limitado. Isto pode explicar alguns dos problemas.

"Como podemos ver facilmente, isto não é de modo algum resposta ou solução para o problema. Fiquei grandemente surpreso de que esse fosse o argumento mais convincente que meu douto amigo mórmon pudesse encontrar.

Se Deus tivesse dado a José Smith uma tradução, letra por letra, palavra por palavra, de sua Palavra pura e perfeita, certamente te-la-ía dado com a gramática correta.É muito interessante que a gramática de José Smith é excelente enquanto copia textualmente do Rei Tiago.

Por que não seria ela excelente se copiasse do "Pergaminho de Deus" como alegava?É o Livro de Mórmon uma revelação de Deus ou José Smith copiou versículos e capítulos da Bíblia do Rei Tiago e acrescentou material de sua própria imaginação e de outras fontes disponíveis? Quem realmente escreveu o Livro de Mórmon?

Se os mórmons dizem que Deus dirigiu José Smith na tradução do Livro de Mórmon, então acusam Deus de usar gramática deficiente e de cometer outros erros que mais tarde necessitaram de correção.

Não parece sábio, para dizer pouco, fazer esta acusação ao Deus onisciente do Universo.Se dissermos que José Smith escreveu o livro, com seus erros gramaticais e outros, negamos o que José Smith reivindicava, o que as três testemunhas reivindicavam, e que o presidente Joseph F. Smith reivindicava.

Isto significaria que o testemunho de José Smith de que o Livro de Mórmon é uma tradução sem erros, letra por letra, palavra por palavra, pelo poder de Deus, é falso. Esta acusação prejudicaria irreparavelmente sua reivindicação de ser um profeta de Deus.


As Testemunhas


Nas primeiras páginas do Livro de Mórmon está o "Depoimento de três testemunhas". Diz-se que essas três testemunhas, Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris, "viram as placas que contêm estes sinais...e...as gravações sobre as placas." Entretanto, quando interrogadas mais diretamente, as testemunhas disseram nunca terem realmente visto as placas de ouro a não ser embrulhadas ou cobertas. Usaram termos como "visão", ou "vi-as com os olhos da fé".Também, na página que contém os nomes das três testemunhas, está "o depoimento de oito testemunhas". Essas testemunhas foram: Christian Whitmer, Jacob Whitmer, Peter Whitmer Filho, John Whitmer, Hiram Page, Joseph Smith, Pai, Hyrum Smith e Samuel H. Smith.

Destas onze testemunhas, mais da metade apostataram da igreja mórmon.

Quando digo apostataram não quero dizer que negaram a igreja como Pedro, em momento de temor e fraqueza, negou a Cristo; logo depois arrependeu-se como todo cristão verdadeiro, chorou amargamente e dentro de algumas horas procurou seu Salvador de novo.

Estas testemunhas afastaram-se da igreja mórmon. Dentre elas estavam Cowdery, Whitmer, Harris e cinco das oito testemunhas.

As três que permaneceram pertenciam à família Smith. (Até mesmo um ou dois dos filhos de José Smith finalmente deixaram os Santos dos Últimos Dias e se filiaram à Igreja Reorganizada dos Santos dos Últimos Dias.)

Os mórmons dizem que algumas destas testemunhas voltaram para a igreja. E isto é verdade, em parte.Alguns destes que apostataram chegaram a dizer que tinham tido revelações de Deus de que o mormonismo era falso e que deviam deixá-lo.

É claro que os mórmons não aceitam suas revelações, embora suas visões pareçam tão críveis quanto as de José Smith. Perguntamo-nos por que os mórmons tão prontamente aceitam a visão de um menino de 14 anos de idade e tão rapidamente rejeitam as visões de vários destes homens.David Whitmer, uma das três testemunhas originais, disse que Deus falou-lhe com sua própria voz dizendo "que me separasse dos Santos dos Últimos Dias".

(7)Existem registros de que José Smith e outros oficiais mórmons chamaram suas três testemunhas principais de "ladrões e mentirosos."

(8) No livro História da Igreja, José Smith disse: "Tais personagens como...David Whitmer, Oliver Cowdery e Martin Harris, são demasiadamente maus até para serem mencionados, e gostaríamos de tê-los esquecido.

(9)Segundo as Doutrinas da Salvação, Cowdery e Harris retornaram à igreja na sua velhice e morreram em comunhão completa.Pode você imaginar Jesus chamando suas testemunhas, Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, de um punhado de mentirosos e ainda assim pedindo que crêssemos nelas assim como José Smith nos pediu que acreditássemos nas testemunhas do Livro de Mórmon?

Pode você imaginar Jesus Cristo dizendo que gostaria de esquecer os escritores dos evangelhos e Paulo, assim como José Smith disse que gostaria de esquecer suas testemunhas principais da verdade do Livro de Mórmon?

Há ainda outro fato que achamos por bem incluir. José Smith foi julgado e condenado por ser "cristalomante" (ler bola de cristal, adivinhar a sorte e andar à caça de fortuna) por um juiz em Bainbridge, Nova Iorque, em 1826, seis anos depois de ele supostamente ter tido sua primeira visão em 1820. A acusação foi feita, segundo registros do julgamento, por um certo Peter G. Bridgemen, que dizia ter sido Josiah Stowell enganado por Smith na procura de objetos e tesouros perdidos.

Ele disse que Smith dizia possuir poderes ao olhar através de uma pedra--o mesmo processo pelo qual José Smith traduziu o Livro de Mórmon, segundo as três testemunhas. Uma fotografia do registro do processo original pode ser encontrada no livro de Jerald e Sandra Tanner, Joseph Smith's 1826 Trial (Julgamento de José Smith de 1826). (10)R. Hugh Nibley, na página 142 de The Myth Makers (Os criadores de Mito), admitiu que se tal registro pudesse ser encontrado, seria um "golpe devastador" para José Smith. Pois foi encontrado por Wesley P. Walters, no dia 28 de julho de 1971.

Notas[1] Robert Dick Wilson, A Scientific Investigation of the Old Testament (Investigação científica do Antigo Testamento) - (Chicago: Moody Press).Citado por John R. Rice, em Our God-Breathed Book - The Bible (Nosso livro inspirado por Deus - a Bíblia) (Murfreesboro, Tenn: Sword of the Lord Pub., 1969).

[2] "Articles of Faith" ("As Regras de Fé"), Pérola de Grande Valor, Artigo #8, p.70.

[3] Orson Pratt, Divine Authenticity of the Book of Mormon, pp. 45-47. Citado por Marvin Cowan, Mormon Claims Answered (Salt Lake City: Marvin Cowan Pub., 1975), p.21,22.

[4] David Whitmer, An Address to All Believers in Christ (Richmond, Mo., 1887). p. 12; reimpresso por Bales Bookstore, Searcy, Ark., 1960.

[5] Journal of Oliver B. Huntington, p.168. Exemplar datilografado na Utah State Historical Society.

[6] Smith, History of the Church, vol. 4. p.461.

[7] Whitmer, An Address to All Believers in Christ, p.27.

[8] Times and Seasons, vol. 1. p.81; Elders Journal, p.59; Senate Document 189, pp. 6,9.

[9] Smith, History of the Church, vol. 3. p. 232.[10] Jerald and Sandra Tanner, Joseph Smith's 1826 Trial (Salt Lake City: Modern Microfilm Company, 1971).


© Copyright CACP 2006

51 comentários:

Laryssa Chaves disse...

Prazer me Chamo Laryssa e gostaria de dizer que antes de falar da minha religião você pesquisasse mais sobre o assunto.
Joseph Smith é o restaurador da igreja e ñ tem nada a ver com Deus, nós Da Igreja de Jesus cristo dos santos dos Ultimos dias . Acreditamos em Deus acima de tudo :)

Josueh Saint disse...

É amiguinha usando das mesmas palavras que você, realmente esse tal de josé n tem nada haver com Deus, ele é um louco!
Vcs se contradizem muito, vcs dizem q seu livrinho de contos de fadas é complemento da bíblia, como pode ser se o seu livro contradiz o q tem na bíblia?
Procurem a verdadeira palavra de Deus enquanto é tempo!!!
Pois ninguém vai pro inferno como inocente, TODO MUNDO já teve a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, que é a Bíblia, somente ela.

Josueh Saint disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fui 28 anos católica, e me ensinavam q a bíblia era a palavra de Deus, más eu tive que estudá-la pra saber o que era a palavra, cresci vendo beatas q só queriam limpar capelas e fofocar da vida alheia, catequistas q saiam das aulas e iam se amassar com os meninos, filhos de membros mal educados e falando palavrões, casais que não se davam bem e muito alcool...conheci a igreja SUD e gostei da atitude, da acolhida e do apoio que prestam aos necessitados, os mórmons se preocupam com o próximo, como pode uma religião ser errada se ela prega q Deus é o criador e que enviou seu filho perfeito para salvar a humanidade? Nunca vi venderem milagres como os evangélicos, nunca vi nenhuma seita, não gritam aleluia feito malucos pensando q Deus é surdo...educação e positividade é a única arma q possuimos, o livro de Mórmon assim como a bíblia são palavras para nos fortalecer más nenhum dos dois salvará ninguem sem atitude...

Unknown disse...

Fui 28 anos católica, e me ensinavam q a bíblia era a palavra de Deus, más eu tive que estudá-la pra saber o que era a palavra, cresci vendo beatas q só queriam limpar capelas e fofocar da vida alheia, catequistas q saiam das aulas e iam se amassar com os meninos, filhos de membros mal educados e falando palavrões, casais que não se davam bem e muito alcool...conheci a igreja SUD e gostei da atitude, da acolhida e do apoio que prestam aos necessitados, os mórmons se preocupam com o próximo, como pode uma religião ser errada se ela prega q Deus é o criador e que enviou seu filho perfeito para salvar a humanidade? Nunca vi venderem milagres como os evangélicos, nunca vi nenhuma seita, não gritam aleluia feito malucos pensando q Deus é surdo...educação e positividade é a única arma q possuimos, o livro de Mórmon assim como a bíblia são palavras para nos fortalecer más nenhum dos dois salvará ninguem sem atitude...

(Ulisses) disse...

Meu amigo só gostaria de saber quem está escrevendo as coisas deste BLOG, pois se sabe falar precisa colocar sua cara para que todos possam ver, pois sei que está é a UNICA igreja na terra com todas as verdades me desculpe se sou um pouco afirmativo no que digo, mas sei pq recebi respostas!

Espero que um dia possa aprender as coisas que o Pai tem para lhe ensinar, e se vc ja foi um membro se arrependa, e faça o certo.

Ulisses Alves

Unknown disse...

Olar. Meu nome é José macio e quero aqui deixar bem claro pra essas pessoas que ficam discutindo religião, que a palavra de deus não é para ser discutida, e sim bem analisada. pois tem muita gente falando o que não sabe e dando uma de entendido. Vós que se dizem sábios e usados por deus deveriam ganhar almas para o reino de deus,ao invés de ficar debatendo coisas que não a edificam em nada. Assim disse o pregador que o homem sábio é ganhador de almas mais o tolo tropeça em sua própria língua enquanto muitos se preocupam com sua religião almas perecem nas garras do diabo que não esta nem aí pra isso. Acordem é hora de vigiar e não de ficar perdendo tempo naquilo que não tem nada a ver com deus.

Edson Pinheiro disse...

Me chamo Edson Pinheiro.Tudo o que disserem falando mal dessa organização é mentira,mentira esta que vem da parte de Satanás que não quer de maneira nenhuma que a Obra de Deus cresça na terra. Conheço a Igreja e tenho o testemunho de que ela é de fato a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, restaurada por Smith em 1830. Gente as coisas de Deus são mesmo assim. Se Deus escolheu uma mulher humilde e pobre para através dela trazer Cristo ao mundo, assim também Ele usou um Homem simples para trazer de volta ao mundo a Sua Igreja a qual foi desfigurada devido a apostasia com o desparecimento dos apóstolos de Jesus.É só verificar nas cartas de São Paulo a sua preocupação em relação a isto.Quem não acredita nestas coisas na verdade são pessoas perdidas e pobres espiritualmente falando, talvez não acreditam também em Adão e Eva, ou que de fato a história do cristianismo é verdadeira,pois tudo é uma questão de fé. O que é mais fácil de acreditar? Que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira, ou acreditar na história do aparecimento da padroeira do Brasil. Parece-me mais fácil acreditar nesta última não mesmo? REPITO TUDO É UMA QUESTÃO DE FÉ E TODOS PRECISAM SER RESPEITADOS. Lembrem-se os que não creem, se vocês morrerem sem conhecer a Igreja SUD, sendo membros de qualquer denominação, pelas suas obras e por acreditarem no Senhor Jesus, vocês não serão condenado, porém não alcançarão a exaltação maior, o que acontecerá após sua morte quando um membro vivo, da verdadeira Igreja de Jesus Cristo na terra vicariamente fazer por vocês todo o procedimento para que,de onde estejam possam conhecer este Evangelho. Isto não é maravilhoso? Vocês sabiam que Jesus logo após sua morte foi e pregou aos os espíritos aprisionados? Assim será com vocês. Para quem quiser confirmar isto é só procurar na Bíblia em primeiro Pedro, quando ele fala sobre o batismo pelos que já morreram.

JEANS disse...

não tem como o Livro de Mórmon ser um afantasia pois não à condições de alguém fazer tal proeza da imaginações, ouve auterações pois a escrita era de Joseph Smith e ele não era nem letrado, não tinha conhecimento cultuo da lingua, se ouve erros e foram corrigidos é totalmente corretou pois estupido é ver o erro e permanecer nele, esses depoimentos que dizem sobre as testemunhas não é muito confiante, se for verdade poste de onde retirou, e você esqueceu de falar oque as 8 testemunhas viram, mas vou dizer, elas estavam em um bosque, algo do tipo, em uma clareira eles viram as placas de ouro, a quem diga que Joseph colocou-as lá, porém como ele conseguiria cerca de 70 a 80 libras de ouro pra tal fim?, até mesmo a bíblia passou por mudanças durante a tradução, pois não adianta a tradução original está correto conforme o tempo que ela foi feita e errada conforme o nosso, se o livro existe e foi escrito e inventado por Joseph Smith, como pode um JOVEM que não é letrado, sem fontes, pessoas com tal conhecimento, fazer algo com relatos geograficos exatamente corretos, como se tivesse sido escrito por uma testemuha ócular, sendo que Joseph nunca viu algo como uma erupção vulcanica, que ninguém da época tinha conhecimento, ele criou tudo isso na cabeça?,ele escreveu 250 MIL palavras em 2 meses e pouco, ninguém consegue fazer tau proeza com as condições de Joseph, a não ser por revelação, ele foi traduzido de registros de gerações, será que tem outra forma de o livro de mórmon ter surgido?, será que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias é falsa, mesmo tendo atitudes cristãs, coisas que estão conforme a bíblia, como por exemplo a presidencia, que religião a mais tem um profeta e 12 apostolos?, temos um projeto como "Mãos que ajudam" que ajuda milhares de pessoas, temos os 10 mandamentos dentro de nossa doutrina, se na bíblia diz que deus não revelará nada aos homens se não por intermédio de um profeta, por que mais nenhuma igreja tem um profeta vivo, e muitos nos julgam dizendo que profeta é do passado, e se baseiam apenas pela bíblia, se Deus resolvesse atingir tal lugar com uma seca forte por que as pessoas estão quebrando seus mandamentos, como ele dirá para os justos se as outras igejas não tem quem receba essa revelação?, nós temos um profeta conforme o senhor pede. Quantas pessoas não são ajudadas todos os dias pelos projetos humanitários da igreja, os membros pagam o dizimo que é de 10% e ele é utilizado conforme o membro indicar, pode ser para fundos missionários, livro de mórmon, contrução de templos e capelas, dentre outros, e eles são aplicados e os resultados visiveis, a igreja é perfeita, somos ensinados a ser humildes, honestos, a seguir os mandamentos, temos o sacerdócio de Melquisedeque, será que não basta?, na bíblia fala de 2 livros, como em Ezequiel 37:15-19, será que isso não diz respeito ao livro de mórmon e a bíblia?. Vocês se empenham em achar desculpas para nos julgar mas não tem a minima coragem de buscar explicações plausiveis, se quiserem julgar, primeiro conheçam TUDO, posso apontar muitos defeitos nos outros e esquecer dos meus, não adianta só criticar sem saber a história completa.

Jfarias disse...

Ei Laryssa Chaves olha esse video! assiste até o final e me fala se Joseph Smith é o restaurador da igreja ou é um falso profeta, um mentiroso do diabo! Eu te desafio a assistir! http://www.youtube.com/watch?v=ADYgRzq6AxA

Anônimo disse...

cara a pessoa passa 7 dias corridos ouvindo histórias sobre livro de mormon e a igreja contadas por dois missionários então no 8 dia eles mandam vc orar e ir dormir perguntando a deus se o evangelho deles é verdadeiro a resposta é bem óbvia claro q sua mente está perturbada e vc vai sonhar maravilhas q vão te fazer pensar q é verdadeiro vc entra no jogo deles e nunca mais se liberta

Anônimo disse...

Os mórmons são completamente hereges, só de afirmarem que Cristo era casado, contraria totalmente as Escrituras. esse ensino é um absurdo.

Paulo Vieira disse...

Antes de mais, saúdo-vos com a paz de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo!

Cresci a ouvir que a verdade sempre aparece ou seja a mentira não perdura, algum dia será desmascarada. Nenhum ser humano é juiz concernente ao destino das pessoas. No entanto podemos avaliar o certo e o errado usando as nossas faculdades intrínsecas. costuma-se dizer que, contra factos os argumentos não prevalecem. É um facto que existem alguns paradoxos no livro de mórmon, nomeadamente a nível das seguintes ciências: Antropologia, Arqueologia etc..

Todos nós devemos respeitar a opinião dos outros quando se debate com fundamento questões ideológicas, filosóficas e religiosas. Naturalmente estas conversas devem acontecer num ambiente de paz e profundo respeito mutuo. Ficam aqui alguns versículos bíblicos para nossa meditação.

"Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo".
1 João 4:1

"Examinai tudo. Retende o bem"
1 Tessalonicenses 5:21

"convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo".

João 16:7-8

Não nos cabe a nós fazermos o papel do Espírito Santo, oremos por estas pessoas para que a seu tempo o Espírito de Deus as convença do "erro", e abra os seus olhos espirituais para o genuíno evangelho da salvação. Porque amar o próximo é ser capaz de nos colocarmos no seu lugar.

Sejamos instrumentos de Deus e com mansidão compartilhemos a cerca das coisas do alto, ainda que seja com pessoas que toda a vida tenham sido orientadas numa forma de cristandade diferente.

Unknown disse...

Nossa, cada coisa que eu vejo! KKKKKKKKKKKKKKKKKK! Só acho que você tem que pesquisar mais ;)Isso tudo que está escrito ai é mentira. E outra ficar discutindo com pessoas igual a você é uma perca de tempo. Então se informe mais!
O Livro de Mórmon foi RESTAURADO por Joseph Smith!!!!!!!!!!

Unknown disse...

É uma pena ver tanta gente teimosa! Seguindo uma seita que ensinou um monte de aberrações, como: Cristo se casou e teve filhos...Deus era um homem comum...Deus manteve relação carnal com Maria e uma das baboseira mais esquisita é que evocam espíritos de falecidos para batizar...Até os de diversos assassinos, inclusive Hitler que foi um dos maiores assassinos e herege que já viveu na Terra.

Unknown disse...


Nos Últimos anos, a seita mórmon tem tentado disfarçar o seu verdadeiro in tento, que é igualar Joseph Smith, a Jesus Cristo...Quando eles perguntam a quem pretende ir ao templo para FAZERE INVESTIDURAS MORMON, se a pessoa dizer que não acredita que o tal Joseph, foi profeta de Deus e que não acredita que ele tem o poder de julgar quem deve ser salvo ou não...A pessoa não poderá entrar nos templos pra receber a disfarçada simbologia maçônica! É isso! simbologia maçônica...Pois é! A seita é cheia de segredinhos ficção! Se não é cômica deve ser melodramática.

Unknown disse...

Sou membro da igreja e concordo q la tem vários projetos q ajudam várias pessoas.mas ñ acredito q o livro de mormon seja verdadeiro, frequento a igreja pq me sinto bem lá e ñ é só o livro de mormon q é utilizado, eu procuro entender o livro de mormon, qd leio a biblia sinto uma coisa maravilhosa mas qd leio o livro de mormon é como ler qlqr outra coisa.tbm ñ acredito nisso q só a igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias salva acredito q seremos salvos por nossas obras e por qm realmente somos oq importa ñ é a igreja q frequentamos

Unknown disse...

Eles ensinam q cristo era casado? O.o

Hélio disse...

Parabéns pelo Blog. A verdade tem que ser dita doa a quem doer. É muita heresia achar que a Igreja dos Mormons é o pilar máximo das revelações divinas na terra. Os pactos secretos deles lembram muito os da luciferiana maçonaria. Amo todos os Mórmons mas repudio suas heresias ..

Unknown disse...

Hahaha voces sao um babacas que acreditam em um mentiroso que diz ter traduzido o livro de mórmon palavra por palavra ditado por deus entao por que ao longo dos anos ele foi corrigido 4.000 vezes deus e perfeito e não erra so o babaca mormon #mentirosofdpbabacamormon

Unknown disse...

Joseph smith e um mentiroso e no dia do juizo final tudo sera exclarecido e ele punido.os mormons deveriam ler a biblia completamente assim entenderiam as coisas e não falariam tanta merda

Unknown disse...

Joseph smith e um mentiroso e no dia do juizo final tudo sera exclarecido e ele punido.os mormons deveriam ler a biblia completamente assim entenderiam as coisas e não falariam tanta merda

Unknown disse...

Hahaha voces sao um babacas que acreditam em um mentiroso que diz ter traduzido o livro de mórmon palavra por palavra ditado por deus entao por que ao longo dos anos ele foi corrigido 4.000 vezes deus e perfeito e não erra so o babaca mormon #mentirosofdpbabacamormon

Unknown disse...

Hahaha voces sao um babacas que acreditam em um mentiroso que diz ter traduzido o livro de mórmon palavra por palavra ditado por deus entao por que ao longo dos anos ele foi corrigido 4.000 vezes deus e perfeito e não erra so o babaca mormon #mentirosofdpbabacamormon

Deus nunca erra. disse...

Gente gostaria de dizer que não tenho nada contra os que pregam essa religião mas deixo claro que eu não acredito. Tive contato com alguns missionários e eles são pessoas boas tive curiosidade de conhecer sobre eles pois via muito eles passando nas casas oferecendo ajuda as famílias então convidei alguns deles para mi apresentarem sua religião então me contaram sobre joseph Smith e me deram um livro do Mórmon e me pediram para orar por resposta de Deus. Amigos eu vinha orando a vários dias pedindo a Deus q tivesse compaixão de mim pois sou pecador como todos somos levei a sério a oração pois confio em Deus e conheço grande parte da Bíblia mas não conhecia o livro de Mórmon só que tinha curiosidade por ver como eles agiam nas casas o que eles faziam pois bem depois que conversamos fiquei de buscar resposta na fé que tenho no Deus único e verdadeiro e pra minha alegria tive essa resposta por isso continuo adorando e glorificando esse Deus e Jesus Cristo, amigos nessa mesma noite tive um sonho e se eu tiver mentindo Deus é testemunha, vi o sol e as estrelas passarem de pressa no céu em seguida apareceu duas imagens no céu e as pessoas foram ao encontro delas todos falando q eram Jesus Cristo, de repente uma das imagens se transformou em outra coisa e as q iam ao encontro delas de repente saíram correndo pois assustadas pois elas pareciam q as atacavam não sei direito mas não era coisa boa amigos quando acordei tive a impressão de ter entendido esse sonho como o Ante Cristo retorno a dizer que os rapazes que foram em casa eram pessoas boas mas a minha experiência com essa religião foi essa em todos os momentos pedi para Deus q me abrice os olhos e não me deixasse seguir um caminho oposto a ele então depois comecei a pesquisar mais sobre o assunto e então tive certeza que tem coisas obscuras sobre os Mórmon peço desculpas a todos que se ofenderem com meu comentário mas procurere respostas na Bíblia com vontade de descobrir a verdade pois Deus é amor mas é juízo tbem. Fiquem com Deus na paz do senhor Jesus Cristo. Amém.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia a quem ler isto, (se caso o moderador for juto), neste momento pergunto porque tanta perseguição, tanto ódio, toda a leitura que fiz até o momento demostra muito ódio, sois vos já meu juiz, ou meu advogado? Por ventura Deus não é amor? E posso eu afirmar que o é! Então sem amor ninguém digo ninguém vai encontrar a paz! Assim sendo não encontrara o caminho de volta, sim, pois este não é o propósito de todos os que buscam a Deus, o de retornar para casa, sim para os braços do pai e dizer: cumpri com teus mandamentos e fiz tudo que me pediste para fazer, me receba em teus braços meu amado pai, Não é isto? A que Deus servimos nós quando julgamos a alguém, seja ele quem for ou em que ele acredita, ou o que ele faz, sim pois a vida de outrem não interessa, sim porque, PARA O DESPRAZER JÁ PASTA O NOSSO, ou não o tendes vós? Porque, por isso o príncipe do mal foi expulso da presença de Deus, sim, ele também queria nos redimir, sim ele não ia deixar que nenhuma alma se perdesse e sem dúvida ele o faria, sem nos dar a evolução do livre arbítrio, sim sem que pudéssemos entender o critério deste mas para isso precisava da honra de Deus? E vós do que precisa? Cuidado aqueles que se julgam defensores do próximo, para que não caiam no mesmo erro, todos nós temos nosso livre arbítrio, com ele se pode fazer o que quiser, não é isso o maior proposito, a escolha? E se fizemos nossas escolhas ninguém tem o direito de intervir nelas! Com que critério vos apontam o dedo para julgardes, quem está certo ou errado? Sim é baseado em que? Se todas as religiões protestantes são baseadas na bíblia e todas dizem uma bíblia somente uma bíblia, então estão todas certas? Ora então porque contendes com quem escolhe isso ou aquilo? Sois-vos o juízo dele? Sim, sois-vos vosso juiz, ou advogado? Sim pois para esta causa já temos a cristo que deu sua vida por todos nós, e não escolheu credo para isso, mas sim AMOR! Pois assim como afirmais que vosso credo é o correto, muitos outros também o fazem, então deveis julgar a todos? Como é vossa vida? Vives para julgar? Ou vivemos para buscar salvação? Como podemos pregar uma bíblia, SOMENTE UMA BIBLIA SE NÃO A VIVEMOS, NÃO A CONHECEMOS! Sim porque se a conhecesses não faria o que fases! Mateus 7:1,2,7,8,9,10,11,12 - Não julgueis, para que não sejais julgados. - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
- Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. - E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? - E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? TIAGO 1: 4,5,6 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. - Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
-Segue!

Unknown disse...

Será que nós conseguimos entender isso? Ou estamos adormecidos por palavras tolas e vans, ditas a os nossos ouvidos? Ou viveis em uma escuridão que não és capaz de entender que foi dito. Quem sois para que julgues a Deus? Sim, quando dizes o que ele pode ou não fazer, incrédulos ele é o que é, sei que ele como pai, nunca deixará a quem o busque verdadeiramente sim, porque ele é o pai de todos nós, seja ele, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Elias, Samuel, Davi, sempre foi assim, desde Joseph Smith até o profeta atual Thomas S. Monson e os que ainda virão, até o dia do juízo final, onde tudo nos será revelado, seja para nosso bem ou para nossa perdição. Irmãos, como dizeis ser seguidores de cristo, usam palavras obscenas, linguajar não apropriado para um assunto tão sério como falar sobre Deus, o apostolo Paulo falou que as influências do espirito santo são:
22Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas5:22-23/ Então por qual espirito estais influenciados?
Carlos Dulipe Almeida Barbosa. Sumo sacerdote, a 35 anos, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Hebreus capítulos 5-6-7-8. Como veem também cremos na bíblia.

Profª. Leila Caetano disse...

Irmãos, eu sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias há mais de 20 anos e sempre tive a ideia de que se o próprio Filho de Deus foi rejeitado enquanto viveu aqui na Terra, porque seus servos escolhidos e ungidos não o seria. Fiquem tranquilos, nós sabemos que estamos no caminho certo, isso é o que importa. ensinar e prestar testemunho sempre... debater nunca, não vale a pena. há pessoas que não conseguem ver (é aí onde nós entramos), e há pessoas que não querem ver (infelizmente isso não está ao nosso alcance).

Unknown disse...

É pessoal o livro de mormon pode ate nao ser verdadeiro, mas tenho lido algumas vezes e esse livro "falso" me ajudou a ser uma pessoa melhor pois me ensinou a amar a Deus e ao meu próximo, guarda aos mandamentos de deus e arrepender de meus pecados, esse livro que alguns dizem que nao é de Deus ensina a chegarmos mais perto dele. Então convido a todos a ler esse livro pois se for falso nao trara condenação a ninguém.

Unknown disse...

PROCUREM A VERDADE QUE ESTÁ NA BÍBLIA, ÚNICA E VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.

"Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." JOÃO 1:18

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." 2 CORÍNTIOS 11:13,14


PORTANTO, NEM MAOMÉ, NEM SIDARTHA (Buda), NEM JOSEPH SMITH VIRAM DEUS, MUITO MENOS VIRAM JESUS CRISTO , TAMPOUCO VIRAM JOÃO BATISTA.... O QUE TODOS ELES VIRAM, ERAM DEMÔNIOS FINGINDO SER OS MORTOS E SATANÁS FINGINDO SER ANJO DE LUZ.


"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." MATEUS 7:15

Unknown disse...

Sou membro de A Igreja de jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há mais de trinta anos, e sei sem nenhuma duvida que Deus vive,que Jesus Cristo é meu Salvador que as escrituras: A Bíblia, O livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande valor são a palavra de Deus aqui na Terra, que Joseph Smith foi chamado por Deus para trazer estas verdades aqui na Terra, e que hoje temos um profeta vivo Thomas Spencer Monson, ele possui as chaves do reino de Deus aqui na Terra, sei que o sacerdócio é real, não busco provas, pois não preciso disso para me manter firme na Fé, busco sim conhecimento, mas sigo Cristo, porque segui o conselho que está escrito em Thiago 1:5 Se algum de vós de falta de sabedoria peça a Deus..., fiz isso Orei e perguntei a Deus e ele me respondeu por meio do Espirito Santo, ou seja minha mente e meu coração ficaram em harmonia e está assim até hoje, presto meu humilde testemunho JESUS CRISTO é um Deus ele vive ele é a pessoa principal de tudo exatamente tudo, em nome de Jesus cristo Amém.

Marcus Valerius disse...

Por que tantos evangélicos desocupados sentem prazer ou necessidade de caluniar os mórmons? O estadista e positivista brasileiro Benjamin Constant (1836-91)dizia que a calúnia é um assassino moral. Não deveriam os evangélicos buscar mais caridade e evitar acepção de pessoas (leia-se, de outros credos) já que a fé sem obras é morta? Diz em Tiago 2:9 que "Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores". Ao que me parece são os mórmons mais visíveis quando se fala em caridade,ausência de preconceitos de religião, ajuda comunitária e doações para refugiados e vítimas de catástrofes pelo mundo. Injustamente são chamados de seita, mas isso fora o nome do conjunto dos primeiros cristãos. Não deveria, então, ser um termo pejorativo, pois o cristianismo já foi chamado e ainda o é, de seita (Atos 24:5). Se Cristo assim fora chamado, não deveriam os crentes achar que ofenderiam um mórmon com tal injúria, antes, deveria respeitá-lo. O fascismo e arrogância tem sido uma prerrogativa de muitos líderes evangélicos. Basta lembrar-nos dos golpistas políticos brasileiros entre abril e maio na ganância por poder e status que usaram o nome da deidade em vão, e que envergonhou o Brasil! Vivemos em um mundo onde a mentira tem roupagem de verdade, mas os frutos são claramente agradáveis aos lobos e rapinas, pois isso é tão numeroso o número dos que desrespeitam livros sagrados, sejam de qualquer religião. O Livro de Mórmon é um deles, que compõe um volume de belíssima história, ensinamentos claros e harmoniosos com cada mensagem importante legada pelos antigos apóstolos e profetas da Israel anterior ao séc. I. Não há confusão no Livro de Mórmon, a não ser diferenças geográficas e temporais.

Unknown disse...

Que a verdade seja dita você ainda continua cega.

Unknown disse...

Que a verdade seja dita você ainda continua cega.

Unknown disse...

Olha as vezes ainda me pergunto o porquê das pessoas ainda acreditarem em tanta bobagem. Não sou profeta muito menos detentora da palavra de Cristo, mas é muito óbvio que isso não é real. Apresente o argumento a algum SUD, e veja se ele simplesmente conhece o que já se foi dito, antes de tantas edições que o livro teve, não. Porque nem os próprios estudam a própria religião. Religião de gente fraca, por vezes estúpida e ignorante. Afeta a parte mais pobre, por vezes os mais desiludidos com a vida e com acontecimentos recentes. Se Deus deu a visão a José Smith, assim como deu a Pedro, João, Mateus, que também eram tão pobres de conhecimento, tão pouco eram letrados em algo, eram chucros também e saiu algo perfeito, enquanto com José Smith não? Por que há tantas edições, se o livro é considerado detentor de toda a verdade do universo, e só através dele e da fé na tal igreja poderíamos ser salvos? Deus devia ter feito algo perfeito, não acham? Ninguém pode se denominar detentor da verdade de Cristo. Nenhuma igreja salva ninguém,trata-se da sua espitualidade bem desenvolvida, é você ser um ser humano de bem independente de qualquer coisa.
Se o Deus que pregam é tão perfeito, e quer justamente que a família seja eterna até depois da morte e nunca se separem, porque o tal Joseph teve tal visão de que Deus disse que aprovaria a poligâmia dentro da igreja. Se o Deus deles é tão bom, porque tão antes era racista também?! Mas é tão fácil se contradizer, dizer que Deus disse e depois na verdade não disse, ou que mudou o que haveria dito, havendo assim outra "visão divina", na qual desmente tudo e fala que não, virou um jogo de disse me disse, é ou não é, é quase uma satirização de uma figura tão divina e perfeita da qual estamos falando. Esse Deus é tão humano né? Nem parece a divindade a qual pregam com o maior louvor e certeza. Então quer dizer que se você também não fizer parte da igreja SUD, vc pode até ir para o céu MAAAAAAAAAAS, não chegará ao lugar tão exaltado somente porque não foi batizado na igreja mórmon? Então quer dizer, que eu posso ter plantado o bem a vida inteira, ter semeado apenas coisas boas, feito boas ações, ajudar os pobres e necessitados, pregado a palavra de Deus, e o exemplo de Jesus Cristo, o maior detentor da verdade de Deus na Terra, mas eu não vou conseguir meu pedaço no céu porque não fui batizada? Oi, como assim? Apostolos de Jesus, ressuscitem na minha frente agora, e me digam que tudo que esta escrito na bíblia é mentira! Há tantas, mais tantas contradições, em tão pouca coisa, que se eu parar pra ler o livro inteiro, eu saio correndo e gritando. Fora que dentro das igrejas mórmons, ainda prega-se coisas tais como o machismo, a mulher ser submissa ao homem, tem que ser do lar e estar pronta para casar. Estudar para que? Vamos cuidar das crias meninas. Hello!!!! Acordem. Digo isso porque sim, já frequentei, sim meu ex namorado é mórmon, machista, e cheio dessas tantas outras ideias de girico de que a igreja SUD, é a única detentora da verdade, que só através do batismo se tem a salvação, só através dessa igreja, desses ensinamentos e etc... Abraços.. Argumentei demais já!

Unknown disse...

Olá Caroline Coltinho, espero que estejas bem! Poxa, me parece que vc está muito revoltada conosco, mas noto que é mais pelo seu namorado ser do jeito que vc não o reconhece, porque me pareceu que vc não tem muito conhecimento da religião em si, por isso lhe faço algumas perguntas para que possa entender seu agressivo comentário. Primeira pergunta, a qual das religiões mórmons vc se refere, sim porque a que frequento não permite bigamia, e nem somos machistas, muito pelo contrário, sou casado e tenho um casal de filhos a Sara com 4 anos e o Gabriel com 1 ano e 4mezes, quando estou em casa ajudo minha esposa em tudo, desde que a Sara tinha 3 meses que dou banho e trocava fraldas e hoje faço o mesmo com meu filho, sempre ela me pede para cozinhar, porque eles costão muito da comida que faço, um dos fatores que me fez seguir a religião é o respeito que temos pelas mulheres o que é muito grande, porque para o homem Deus deu o sacerdócio, mas para a mulher ele deu o principal o dom da vida, VCS TEM O MESMO PODER de DEUS a criação, (pena que muitas de vcs estejam se negando a isso hoje em dia né!), Racismo? Sou membro a uns 35 anos e antes de seguir esta religião a estudei minuciosa mente e nunca li sobre o racismo e até porque sou moreno e sou sumo sacerdote, Pergunta 2, de qual argumento vc fala? Sabe minha amiga não me acho fraco, estupido ou ignorante e nem vejo isso em meus amigos, muito pelo contrário tive a coragem de mudar para seguir os preceitos que aprendemos nesta religião, te digo que tive coragem porque não é fácil ser cristão, é fácil se dizer cristão, mas seguir o que cristo disse é muito difícil, se vc lê a bíblia sabe que não fomos nós que fizemos as leis e sim Deus, outra coisa vc chamou Pedro, João, Mateus de pobres de conhecimento, mas de qual conhecimento vc fala? Vc acusou um jovem de na época (há mais de 200 anos) de não ter traduzido direito placas de ouro escrito em egípcio reformado, língua essa que na época poucos eram letrados para tal, mas um jovem de 18 anos e sem estudo nenhum o fez e deixou muitos perplexos com tal feito, tanto que assim como vc o perseguiram até o ponto de o matarem, simplesmente por ter dito que viu o pai e o filho, estranho isso vc não acha, porque tanta atenção a um rapaz pobre e sem nenhum conhecimento ter sido tão perseguido ( e ainda o é até hole) a ponto de matá-lo, pelo único crime de ter sido escolhido por Deus para ser o profeta que restauraria a sua igreja na terra e nesta dispensação, (VC JÁ LEU A HISTORIA?), o problema é que nós queremos que Deus seja do nosso jeito, sim queremos que ele se adeque a os nossos preceitos, que muitas vezes não condizem com o que ele que, sabe Caroline, não tem jeito podemos pular espernear e até gritar, mas é ele (Deus), quem decide tudo e se ele quer fazer do jeito dele quem sou eu para debater isso!

renatho disse...

Não sou católico nem evangélico mas gostei da sua resposta Josy, palavras escritas em livros velhos não são nada sem ações.

Unknown disse...

Ao autor: Amigo antes de qualquer coisa primeiro pegue um dicionário. Pode ser o Aurélio... E pesquisa o que e anátema ... Quando souber o que significa vc pode me preparar algum outro argumento.

Ricardo nascimento dos Santos disse...

Boa tarde a todos, sugiro que reflitamos cada um com muito respeito ao tema colocado. E verdade que Josefh Smith, nao era flor que se cheirasse, mas Abraao nao era, Jaco não era, os patriarcas não eram, moises? ta de brincadeira. Paulo, teve que ter a intervencão direta de do Senhor. Não sou advogado de ninguem, porem todos homens com terríveis problemas nível judicial. O Deus e maluco ou quer nos ensinar algo. Vamos as igrejas, Todas igrejas pentecostais ou neo são filhas da igreja católica romana, so quem segue essas igrejas nestes formatos são os que não leem a biblia, porque se lessem, veriam que o que se passa e uma vergonha. Igreja católica? para porai. Sem falar no espiritismo, Kardecismo, maçonaria, hinduismo, e tantas outras. O centro da salvação e Cristo, é Amor, é compaixão, é paciência, é se doar pela causa unica. sinceramente não acredito em salvação apenas por uma igreja, mas não deixo de contemplar que a Igreja de Jesus Cristo trás uma linguagem muito forte e muito mais clara, do que as outras. E isso no geral. Ver a verdade ou acusar na mentira, estara sempre na minha capacidade de saber, não na capacidade de me informarem. Porque as escolhas são minhas e tem que serem respeitadas. Os sábios na dúvida seguem sua sabedoria, os loucos seguem a guerra. CONSELHO DE GAMALIEL. " E AGORA DIGO-VOS: DAI DE MÃO A ESTES HOMENS, E DEIXAI-OS, PORQUE, SE ESTE CONSELHO OU ESTA OBRA É DE HOMENS, SE DESFARÁ, MAS, SE É DE DEUS, NÃO PODEREIS DESFAZE-LA; PARA QUE NÃO ACONTEÇA SERDES TAMBÉM ACHADOS COMBATENDO CONTRA DEUS". AMEM.

Ricardo nascimento dos Santos disse...

Boa tarde a todos, sugiro que reflitamos cada um com muito respeito ao tema colocado. E verdade que Josefh Smith, nao era flor que se cheirasse, mas Abraao nao era, Jaco não era, os patriarcas não eram, moises? ta de brincadeira. Paulo, teve que ter a intervencão direta de do Senhor. Não sou advogado de ninguem, porem todos homens com terríveis problemas nível judicial. O Deus e maluco ou quer nos ensinar algo. Vamos as igrejas, Todas igrejas pentecostais ou neo são filhas da igreja católica romana, so quem segue essas igrejas nestes formatos são os que não leem a biblia, porque se lessem, veriam que o que se passa e uma vergonha. Igreja católica? para porai. Sem falar no espiritismo, Kardecismo, maçonaria, hinduismo, e tantas outras. O centro da salvação e Cristo, é Amor, é compaixão, é paciência, é se doar pela causa unica. sinceramente não acredito em salvação apenas por uma igreja, mas não deixo de contemplar que a Igreja de Jesus Cristo trás uma linguagem muito forte e muito mais clara, do que as outras. E isso no geral. Ver a verdade ou acusar na mentira, estara sempre na minha capacidade de saber, não na capacidade de me informarem. Porque as escolhas são minhas e tem que serem respeitadas. Os sábios na dúvida seguem sua sabedoria, os loucos seguem a guerra. CONSELHO DE GAMALIEL. " E AGORA DIGO-VOS: DAI DE MÃO A ESTES HOMENS, E DEIXAI-OS, PORQUE, SE ESTE CONSELHO OU ESTA OBRA É DE HOMENS, SE DESFARÁ, MAS, SE É DE DEUS, NÃO PODEREIS DESFAZE-LA; PARA QUE NÃO ACONTEÇA SERDES TAMBÉM ACHADOS COMBATENDO CONTRA DEUS". AMEM.

Falando de Educação.no Trânsito disse...

Não importa nada, pois Deus busca os que vivem em espirito e verdade. Toda religião tem seus pecados, evoluímos e melhoramos com mais aproximação de Deus, muitos erraram, lobos sempre existem. Sendo assim, devemos orar e vigiar também a nós. Não creio que houve mentiras, no máximo haveria equívocos que somente serão revelados aos honestos de coração e não é um blog debochado que determinará nada.

Falando de Educação.no Trânsito disse...

Boa reflexão. Buscai o que é bom, que os que tem vontade de um mundo bom e honesto achem tesouros divinos. Assim seja.

Falando de Educação.no Trânsito disse...

E ao achá-los se tornem melhores.

Falando de Educação.no Trânsito disse...

A exaltação é para os que vivem em espírito e verdade. Cada um interpreta somado as suas mazelas, sabedoria e ignorância, mas é comunicação entre homem e Deus, porém Deus não impede o nosso desenvolvimento, talvez por isso exista um pouco de imperfeições.

Unknown disse...

Não quero fazer um comentário extenso apenas que vc leia são João 8 v 32 e 36 conhecereis a verdade é a verdade vós libertará

Unknown disse...

Eu Acho que religião não se discute.vamos respeita a crença das pessoa.eu sou mormon e sei que é ensinado sobre o salvador.

Andrea disse...

Meu amigo mórmon que foi até missionário foi amante da própria madastra. Traiu o pai e a esposa. Isso é muito pior que alcoolismo. Pena vc trocar a Igreja Católica por essa seita que faz lavagem cerebral nas pessoas .

Bruno Ricardo disse...

Oi a todos sou Bruno somos todos irmãos e filho de um deus, um pai de amor compaixão misericórdia e de milagres um deus que é perfeito eque se tivermos a plena fé ele é o deus de milagres e não a palavra pra descrever como ele é pois nosso pai celestial tem um luz mais forte que o sol, sei que ele vive nos céus com Jesus Cristo e seus anjos,quando eu tinha 7anos meu pai conheceu a igreja de Jesus cristo dos santos últimos dias ele era um homem que mudou a sua vida quando conheceu o deus que hoje conheci,meu pai foi presidente de ramo e bispo o 1 bispo mais velho do brasil a trabalhar para o senhor e nao tinha salario por isso e faleceu entrou no descanso de deus morreu salvando um bêbado fazendo algo que é o puro amor de jesus Cristo dar a vida pelo proximo,1 mandamento amar a deus sobre todas as coisas e depois 2 amar o proximo como ati mesmo,eu nunca vi meu pai enfermo ou doente em vida ele servia ao próximo com o amor, vivia pela fé extraordinária.! (Thiago 1:5e6) na bliblia e e (DeC 8:1a12) e ler( (Moroni 10: 4 ao 34) aos membros e não membros irão saber oque tou dizendo sobre viver pela fé e conhecer deus e seus dons,nosso pai celestial existe e Jesus Cristo também o profeta é um homem chamado por deus e seus 12 apostolos antigos e atuais no dias de hoje tambem lideres assim como Joseph Smith foi no passado e o livro de mórmon é um livro verdadeiro e sagrado muitos homens são valentes ao falar de deus,nao pregar mais ao mencionar o nome do pai celestial é com amore temor e respeito e todo homem ou mulher fala pelo poder do espírito santo,pregar encimar mencionar até o próprio satanás faz,não vai levar a nada ficarmos debatendo a bíblia ou ou religião isso é discórdia,deus não agrada disso então é isso eu escrevo e testifico a todos oq eu escrivi aqui membros da igreja ou nao andem em retidao guardando os mandamentos de deus que moises deixou etc.. quer saber a verdade ore a deus com jejum e vocês saberão as respostas e tem mais o estudo diário das esquituras o livros sagrados em geral faz qualquer ser humano na face dessa terra se aproximar mais de deus fassa prova disso que deus abençoe a todos !

Ass.bruno Ricardo filho do eterno deus e seu filho Jesus Cristo. e filho do bispo Zedequias de ramos estaca praia grande sp

Incrédulo disse...

Livrinho cheio de mentiras e enganos: bigamia, batismo e casamento de mortos... É preciso ser muito cego pra não perceber os inúmeros enganos, frutos da imaginação de um maluco religioso.

Elias Júnior disse...

O que tem a ver Andrea, tem padre pedofilo também, quer dizer que a instituição não presta por isso? Deixa de ser sem noção!