quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

é possivel traduzir as escrituras mórmons do original?

é possivel traduzir as escrituras mórmons do original?


A Igreja Mórmon procura tornar suas escrituras complementares disponíveis no maior número possível de línguas estrangeiras. Para fazer isso, as escrituras O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor são traduzidos do Inglês para qualquer língua que a Igreja decidir. Isso levanta uma pergunta - Por que não traduzi-las diretamente das línguas originais? O que a Igreja Mórmon está fazendo eqüivale a traduzir o livro Guerra e Paz para o japonês, partindo de uma tradução do Inglês, em vez do original russo de Tolstoi.

Há várias questões neste problema. Primeiro existem partes das escrituras mórmons cujo original vem do Inglês. A História de Joseph Smith, Mateus de Joseph Smith, O Livro de Moisés, e Os Artigos de Fé, todos contidos na Pérola de Grande Valor, foram escritos em Inglês. Doutrina e Convênios também vem do original Inglês. Entretanto o Livro de Mórmon dizem ter sido escrito em "Egípcio Reformado" e o Livro de Abraão, na Pérola de Grande Valor, foi supostamente traduzido dos papiros egípcios. Estes livros deveriam, logicamente, ser traduzidos para línguas estrangeiras a partir das línguas originais e não das traduções inglesas.
O Livro de Mórmon não é traduzido para línguas estrangeiras a partir do idioma "Egípcio Reformado" simplesmente porque os líderes mórmons não podem fazer isso. Por que? Exceto por Joseph Smith e mais onze homens, jamais alguém pode declarar ter sequer visto e muito menos ter tido a oportunidade de traduzir os documentos originais. Apenas Joseph Smith parece ter lidado com essas "placas de ouro" e, em tempo algum, nenhum lingüista habilitado teve chance de estudá-las. Elas foram supostamente tomadas de volta por Moroni e nem mesmo os profetas mórmons tiveram acesso às mesmas. O Livro de Mórmon é o único documento antigo, ao que se sabe, cuja cópia mais antiga disponível é uma tradução inglesa feita no século dezenove.

Contêm o texto do Livro de Abraão nem têm coisa alguma a ver com Abraão ou sua religião, nem foram escritos no tempo de Abraão. É provável que se trate de documentos funerários datados exatamente do tempo antes de Cristo, como foi estabelecido por egiptólogos treinados. Jerald e Sandra Tanner reimprimiram os documentos que Joseph Smith preparou, trabalhando com os papiros, e estes documentos provam, muito além das inteligentes contradições, que o Livro de Abraão não é uma tradução, mas, sim, uma invenção humana.

Assim, por que as Igreja Mórmon não traduz as escrituras a partir do original para as línguas estrangeiras? Simplesmente porque não pode fazê-lo. Ou os supostos documentos originais não estão disponíveis, ou então nada têm a ver com os textos em Inglês.
Agora, contraste isso com a Bíblia. O texto bíblico original é conhecido, embora seja ensinado que nenhum manuscrito original ainda exista. Homens que são treinados para conhecer as línguas originais (Hebraico, Aramaico e Grego) quase tão bem quanto conhecem a sua própria língua, trabalham com estes documentos produzindo a melhor tradução bíblica possível diretamente das línguas originais para o português, Inglês, francês, coreano, russo e outras.

Quando consideramos tais fatos, as escrituras mórmons parecem desprezíveis. A Bíblia, por outro lado, é altamente confiável. Não seria prudente, então, que todos os Mórmons abandonassem seus livros complementares e confiassem somente na Bíblia como a autêntica revelação de Deus aos homens?

"Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas os homens eram guiados pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus" (2 Pedro 1.21) *



"Porque toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, repreender o erro, corrigir as faltas, e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer toda espécie de boas ações"
(2 Tim.3:16,17) *

(*) textos da Bíblia na Linguagem de Hoje

Tradução e Adaptação de Mary Schultze, do jornal "The Evangel",

Um comentário:

mormon até a morte disse...

Voce é ridiculo estude o livro de Mormon e ore e pergunte a Deus não aos homens

ao seu criador e então voce vai ter um testemunho pela fé.
Porque Deus não da perola aos porcos.
Todos Sabemos que a Biblia foi adulterada por costantino e outros papas durante a inquisição, muitas partes foram tiradas ou mudadas, isso não é noticia Mormon e Sim Historia Secular.
Quaero que voce me diga quando voce viu um mormon utilizar qualquer tipo de midia para ofender ou falar mal de outra denominação.]
Deus nos ensina Amai -vos uns aos outros e não persegui uns aos outros. ore e jejuem e depois pergunte ao seu pai Celeste e duvido se tiver coragem de ouvir a resposta
e duvido que continue a defamar quem voce nem conhece.